Como Funciona a Energia Eólico.

Como Funciona a Energia Eólico.

A energia eólica é aquela obtida a partir da força do vento. Como? Por meio de um aerogerador, que transforma a energia cinética das correntes de ar em energia elétrica. O processo de extração é realizado principalmente graças ao rotor (que transforma a energia cinética em energia mecânica) e ao gerador (que transforma dita energia mecânica em elétrica). Estamos falando de uma energia renovável, eficiente, madura e segura, fundamental para a transição energética e a descarbonização da economia.

Como Ocorre a Captação de Energia em um Parque Eólico.

Como Funciona a Energia Eólico, conhecidos como turbinas eólicas. Os projetistas posicionam essas estruturas enormes, sobretudo e estrategicamente em áreas com ventos consistentes, as equipam com hélices que começam a girar quando o vento sopra. O movimento das hélices, resultante da força dos ventos, aciona as engrenagens acopladas ao gerador, que converte a energia cinética do vento em eletricidade. Então quanto mais forte o vento, mais rápido o giro das hélices e maior a geração de energia elétrica.

Distribuição da Eletricidade Gerada por Energia Eólica.

Como Funciona a Energia Eólico, Uma vez gerada, a eletricidade passa por um processo de transformação para se adequar aos padrões de tensão e frequência exigidos para a distribuição. Isso ocorre em uma subestação no parque eólico. Em seguida, os transformadores elevam a voltagem para permitir a transmissão eficiente por longas distâncias, reduzindo as perdas de energia. Esse conjunto engenhoso de equipamentos transmite a eletricidade para rede elétrica da cidade, abastecendo o estado ou país com energia limpa e renovável.

Inaugurado na Noruega o Maior Parque Eólico do Mundo.

A Noruega inaugurou, nesta quarta-feira, dia 23 de agosto de 2023, o maior parque eólico do mundo. Operando 11 turbinas e produzindo 8,6 megawatts cada uma. Os idealizadores do projeto instalaram, os aerogeradores, em Hywind Tampen a uma profundidade de 260 a 300 metros a um custo de 691 milhões de dólares no total. Ao contrário das instalações normais de parques eólicos, em Hywind Tampen os engenheiros ancoraram as turbinas em vez de as fixarem como ocorre nos demais parques.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.